sexta-feira, 10 de agosto de 2012

De novo? Aconteceu de novo? Vocês já conversaram sobre isso, já fizeram novos propósitos, já procuraram ajuda… E nada parece resolver. Passam dias, e vocês precisam resolver novamente o mesmo problema. “Por que isso continua se repetindo? Acho que nunca vai mudar mesmo. Acho que não tem mais jeito. Cansei de esperar que as coisas sejam diferentes. Acho que chegamos ao limite. Está na hora de desistir, e cada um seguir seu próprio rumo!”.

Você já teve esse tipo de pensamento? Você já chegou a um estágio em que cansou de esperar uma mudança? Um estágio no qual você chega à conclusão de que não vale a pena esperar, pois parece que as coisas não serão diferentes?

Se você já pensou nisso, se você já passou por isso, talvez você tenha alcançado um ponto no qual perdeu a esperança. E isso é o pior que pode acontecer em um casamento. Quando você perde a esperança de que as coisas serão diferentes, você entra em um estágio de indiferença para com a outra pessoa. E a indiferença é o verdadeiro assassino do amor. Quando a outra pessoa se torna indiferente às atitudes de seu cônjuge, nada mais importa para a vida a dois.

Algumas pessoas, quando atingem um grau de indiferença, acabam por se separar. Mas muitas outras simplesmente levam a vida juntos, sem dar a devida atenção ao que a outra pessoa precisa, sem valorizar as oportunidades, sem se importar com o que a outra pessoa faz. Simplesmente continuam vivendo, ou melhor, sobrevivendo juntas.

Para você, que já perdeu a esperança, que já desistiu de ser diferente, eu quero lhe dizer que ainda há esperança. Quero partilhar 4 textos bíblicos que ultimamente me fizeram pensar muito sobre o plano de Deus para resolver casamentos que passam por problemas, ou que caíram na estagnação.

“Não precisa continuar sendo assim!” Uma cerimônia de casamento é um momento no qual o casal se encontra, cheio de promessas e de expectativas quanto ao futuro. Os dois têm muitos sonhos que desejam realizar, e também uma quantidade enorme de desejos, vontades, sonhos, anelos. O problema é que com o passar do tempo, muitos casais vão ficando tão desapontados, tão magoados, tão ressentidos entre si, que tudo isso vai sendo enterrado fundo no baú das memórias, coberto por muitas experiências frustrantes e desanimadoras.

Pois para pessoas que já perderam a esperança, tem a promessa de Deus em Jeremias 30:3, que diz: “Pois dias virão, diz o Senhor, em que mudarei o destino de meu povo…”. Você prestou atenção ao que Deus está dizendo aqui? Vai chegar um momento em que Ele promete que interferirá na sua história, em que Ele colocará a mão na sua vida e na de sua família, e Ele mudará o rumo, a direção que as coisas estão tomando. O desejo dele é nos dar vida, mas vida abundante (cf. João 10:10). Se não vivemos uma vida abundante de felicidade, amor, paz, satisfação, em nosso lar, algo está errado. Mas Ele promete que as coisas não precisam seguir desse jeito. Ele promete que colocará a mão, e mudará o rumo da vida da família.


Depois de passar muito tempo ruminando a frustração, a desesperança, você pode está dizendo que é fácil falar, mas que não consegue voltar a acreditar que as coisas poderão ser diferentes. Pois bem, para você, eu digo que sozinho ou sozinha, isso é uma verdade. Contudo, se você permitir que Deus entre em sua vida, Ele poderá fazer renascer essa esperança. Ele pode lhe trazer paz, segurança, certeza, satisfação. Ele é a resposta.


“Mas o problema não sou eu!” Se você permitir que Deus atue em sua vida, Ele trará transformação. Mas, por incrível que pareça, para transformar os outros, Ele precisa primeiro transformar você. Sim, eu sei que o problema não é você. Mas, ele precisa primeiro curar você, para ajudar você a atuar com os outros. Jeremias 30:17 diz: “Eu restaurarei a tua saúde e sararei as tuas feridas, diz o Senhor…”. Primeiro Deus diz que vai mudar a sorte, o rumo, o destino da sua vida. Depois, Deus diz que vai colocar a mão em você, e curará aquilo que te faz chorar, sofrer, te faz acordar de madrugada e perder o sono, pensando. Que te faz ter vontade de desaparecer, sem ter que permanecer no lugar em que vive. Deus promete que agirá em você, se você O permitir. Ele diz que vai curar você, vai fazer de você uma nova pessoa.

Sempre que pedimos para Deus resolver um problema, Ele não vem simplesmente cuidar do problema. Ele vem para transformar quem somos, as pessoas que vivem conosco, e então, resolver o problema. Deus atua por completo, para transformar você por inteiro. Para que o milagre seja completo e total. Por isso, quando você permitir que Deus atue em você, para lhe devolver a esperança, se prepare, pois Deus vai mostrar a você coisas que precisam mudar em você primeiro. Não porque a culpa é sua, mas porque Ele quer usar você como instrumento de mudança. Deus quer usar você como representante dEle em sua família, para que você seja o fator que motive as outras pessoas a mudarem.

“E o que Ele vai fazer com os outros?” Bom, se você permite que Deus lhe devolva a esperança, e depois que Ele trabalhe em você, você se torna instrumento dEle para levar paz, alegria e esperança para as outras pessoas. Deus atua ou para mudar a situação na qual você se encontra, ou para mudar você, de forma que você possa experimentar a paz que excede todo o entendimento (Fp. 4:7), ou seja, uma paz que não é explicada pelas coisas que acontecem ao seu redor, mas pela certeza de que Deus está no controle.

Quando você é transformado, e se torna instrumento de Deus, Ele usa você para transformar seu lar. “Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus de todas as famílias…” (Jeremias 31:1). Deus diz que vai chegar um momento na sua vida, em que Ele será o Deus de sua família. E, se Ele for o Deus, você poderá experimentar a vida abundante que Jesus prometeu. E, para fazer isso, ele só precisa de sua disposição, sua vontade, e sua submissão. Entregue sua vida a Ele, permita que Ele lhe mostre como proceder em cada momento, como responder às provocações de seu cônjuge, às pressões de sua vida, e Ele será o Deus tanto da sua vida quanto da vida de sua família.

Há esperança para seu futuro…diz o Senhor” (Jeremias 31:17). Se você permite que Deus atue em sua vida, se você permite que Ele seja o Senhor de sua família, se você se coloca em Suas mãos, para ser guiado e dirigido por Ele, pode ter certeza de que Deus opera em favor de Sua família, transformando-a para Sua honra e glória, em um pedaço do céu, e em uma benção para todos os que vivem ao seu redor (cf. Gen. 12:3).

As pessoas algumas vezes me dizem que Deus não quer que vivam tristes, por isso irão se divorciar, pois não têm mais solução. Eu lhes digo que Deus promete mudar o rumo da sua história. Mesmo que pareça que as coisas não serão diferentes, mesmo que tudo pareça já sem esperança, até mesmo se a outra pessoa não der a mínima para mudar, e só você seja a pessoa que deseja a mudança. Deus promete usar você para santificar seu cônjuge (I Cor. 7:14). Se a fé é apenas da sua parte, coloque-a em Deus, e espere confiantemente nEle, pois Sua promessa é que Ele mudará a sorte da sua vida, o destino da sua família. Submeta-se a Ele, para que Ele a/o transforme. Permita-se ser uma testemunha e um instrumento de Deus para os outros, e observe o quanto que o Senhor Deus se tornará o Senhor de sua família, e trará esperança para o seu futuro.

 Você pode confiar, pois o Deus que promete é fiel. E essa certeza podemos encontrar em Romanos 15:13, que diz “Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz na vossa fé, para que transbordeis na esperança pelo poder do Espírito Santo”. Deus deseja fazer com que a esperança nos traga alegria e paz, e deseja que ela faça transbordar o poder do Espírito Santo em nossa vida, para que assim possamos ser instrumentos transformadores do lar em que vivemos. Não perca a esperança. Deus promete mudar seu futuro, mas antes Ele quer mudar você. Ao mudar você, Ele quer mudar sua família. E Ele promete que será o Deus de sua vida e da vida de sua casa. Busque-o hoje mesmo, e essa esperança encherá seu coração, e transbordará em sua vida.

Edson e Sueli - Ministério para as Famílias Diocese de Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário