Bebida Alcoólica é Conveniente?

A sociedade é bombardeada diariamente por intensas campanhas publicitárias, visando aumentar o número dos consumidores de bebidas alcoólicas.

Os comerciais veiculados na TV, transmitem uma idéia de sucesso, pregam que serão felizes nos relacionamentos amorosos, interpessoais (muitos amigos) e vitoriosos nas práticas esportivas, entre outras inverdades. É notório o êxito das campanhas promovidas pelos produtores de bebidas; o crescimento dos consumidores é vertiginoso, inclusive, entre os adolescentes e jovens.
O álcool é uma droga lícita (tal qual o cigarro) dotada de grande poder destrutivo, os males produzidos pelo seu consumo englobam, desde a deterioração da saúde à destruição da personalidade e dignidade do homem.

Pela constatação dos resultados negativos da ingestão de bebida alcoólica, conclui-se que é uma idéia concebida pelo diabo, a fim de aprisionar o homem ao pecado. Destruindo-lhe a dignidade e o amor próprio.

“...Só vem para roubar, matar e destruir...” Jo 10.a

A mensagem principal de Jesus é a vida e a sua preservação em santidade e pureza.

”... Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Jo 10.10b

É comum encontrarmos dentro das igrejas, vidas que anseiam por uma latinha de cerveja ou uma dose de uísque, estas, não vigiaram devidamente e foram influenciadas pela astuta mensagem do inimigo; preferem satisfazerem à carne e sua “sede” a ouvir a voz do Espírito Santo, que misericordiosamente se materializa na instrumentalidade dos irmãos.

A palavra dita por Deus a Ezequiel se aplicam muito bem a eles, veja:

“Os filhos são arrogantes e têm coração de pedra. Eu envio você a eles, e vocês lhes falará da seguinte forma: Assim diz o Senhor Javé: Eles podem escutar ou não, porque eles são uma casa de rebeldes. De qualquer modo, ficarão sabendo que existe um profeta aqui no meio deles.” Ez 2:4, 5

O Senhor Deus também fala com profundidade em Sua Palavra sobre a ingestão de bebidas alcoólicas,

Desaconselhando o seu consumo. Proibição/recomendação

"Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito." Ef 5.18

"Velai sobre vós mesmos, par que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida, para que aquele dia não vos apanhe de improviso" Lc 21,34

Obra da Carne.

"invejas, bebedeiras, orgias, e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni, os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus." Gl 5.21

Uma Vergonha, humilhação ao servo.

“Também estes andam tontos de vinho, também eles cambaleiam pelo efeito da bebida forte. Sacerdote e profeta confusos pela bebida estão tomados pelo vinho, divagam sob o efeito da bebida, andam confusos em suas visões, divagam em suas sentenças. As mesas estão cheias de vômito e sujeira, não há nenhum lugar limpo”
Is 28, 7 - 8

"Zombeteiro é o vinho e amotinadora a cerveja quem quer que se apegue a isso não será sábio." Pv 20, 1

É indecente ao servo

"Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia, nada de orgias, nada de bebedeira, nada de desonestidade, nem dissoluções, nada de contendas, nada de ciúmes” Rm 13, 13

Destituídos do Reino de Deus

"nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os caluniadores irão herdar o Reino de Deus.” 1 Cor 6,10

Os beberrões não são companhias dignas

"Não te ajuntes com os beberrões nem ande com os comilões." Pv 23,20

Serão castigados.

"Ai daqueles que desde a manhã procuram a bebida, e que se retardam a noite nas excitações do vinho" Is 5.11

Que me resta dizer?

A Palavra do Senhor é clara e não deixa margem para dúvidas.

O consumo esporádico de vinho é correto?

O vinho era uma bebida tradicional na cultura dos judeus. Sua primeira menção faz referência a Noé (Gn 9.20-21).

O próprio Jesus iniciou seus milagres, transformando água em vinho (Jo 2.1-11). Na primeira Ceia, o sangue de Cristo (Mt 26.27,29) e assim deve ser hoje em nossos dias, infelizmente, muitos usam o suco de uva para tão magnífica celebração.

O uso tão freqüente do vinho pelos judeus antigos, não nos habilita a imitá-los, hoje vivemos numa cultura na qual o consumo de bebida alcoólica não é vista como edificante.

Podemos crer que a ingestão de vinho esporadicamente não seja pecado; mas, alguns aspectos precisam ser analisados, por exemplo: a conveniência; saúde; passado ligado ao alcoolismo, etc.

Quando somos sensíveis ao Espírito Santo, Ele nos direciona, testificando em nosso coração a necessidade de tomarmos ou não vinho, ou qualquer bebida alcoólica.


Esta atitude vai edificar a minha vida?

Vou edificar o próximo?
                                             Qual a resposta?