Música secular, novela e filme: Pecado?

Vivemos no tempo do Espírito Santo, o qual está agindo em nossas famílias, círculos de amizade, na igreja, enfim...

Edificando as vidas e concedendo-lhes discernimento para agirem em conformidade com a vontade de Deus em todos os aspectos.

A vida santa e pura (“... santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hb 12.14) nos habilita a desfrutarmos de intimidade com Senhor e na renovação de nossa mente, lembrem-se “... nascer de novo...” nascer novamente = ter nova mente ou ainda ter uma mentalidade renovada sobre algum assunto ou situação.

É o campo preparado para o agir do Espírito Santo que nos faz sentir a conveniência ou não de algumas ações.

É evidente que não encontraremos na Bíblia um versículo que aborde o tema, até mesmo, pela inexistência de tais situações. Paulo escrevendo aos irmãos de Corinto, disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. (1Co 6.12)

Aqui está a sabedoria do servo, ao deixar o Espírito Santo falar ao coração. A nossa escolha é pela licitude das obras, boas obras “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”. . (1Pe 2:12)

Façamos uma reflexão:

Ouvir música secular edifica a vida? Precisamos sempre quando ouvir “algo novo” analisar as letras de tais músicas se não estão explorando temas como: erotismo, sexualidade, ilusões, espiritualidade, mentira, etc. mensagens que destoam dos princípios de Deus.

Muitos artistas, falam abertamente de pactos celebrados com outros deuses ou entidades, visando o sucesso. O servo de Deus não pode compactuar-se de forma alguma com letras de levam ao pecado ou a confusão do verdadeiro evangelho. Há também a questão do testemunho. Sempre é ideal, fazer a pergunta que muitas vezes ensinamos nossos filhos “pequenos” a fazer: - Jesus teria prazer e ouviria tais músicas?

Assistir Filmes e Novelas edifica a vida? A maioria das novelas exibidas em nossos dias são verdadeiros canais disseminadores de toda sorte de práticas contrária à Palavra de Deus, se estou errado, por favor, desculpe-me,  as "novelas são uma escola que atenta diretamente contra a moral e os bons costumes, e isso não é demagogia. Quase sempre a Tônica é: sexo, adultério, fornicação, traição, mentira, inimizade, falsidade, espiritualidade, violência, rivalidade destruidora entre irmãos, tramas para se cometer crimes, principalmente homicídio, vingança, etc.


Seria ideal o servo de Deus ocupar diariamente a sua mente, o seu tempo com tamanha “cultura”? Será que Jesus seria um assíduo telespectador de novelas?

Quanto aos filmes, é preciso ter o bom senso de assistir apenas aquilo que vá nos edificar e também a nossas famílias e amigos. Hoje temos inúmeros filmes com roteiros, efeitos especiais, músicas, maravilhosos e edificantes, em todos os segmentos, comédia, drama, suspense, aventura, etc... Assim também em relação às músicas, letras de ótima qualidade.

É comum nas telas, o errado tornar-se certo e o certo em errado, o que podemos talvez chamar de sofismo. Inúmeros filmes trazem personagens declaradamente maus, bandidos, assassinos, etc. que arrebatam a aprovação e até mesmo, o desejo de vê-los se dar bem. É o compactuar com as obras das trevas ou ficamos ao menos por algum tempo ao lado do “bandido”. É edificante tal diversão?

Novamente, Jesus ocuparia o seu tempo assistindo filmes abertamente contrários aos princípios de Deus?

Irmãos é preciso aprender a analisar e avaliar tudo que tem acesso à vida e que enche a mente, seja através dos olhos e ou dos ouvidos, sempre é bom lembrar que tudo o que ouvimos e vemos, fica “guardado” em nosso subconsciente, podemos até achar que esquecemos, mas está lá, e em momento oportuno virá a tona.

Se a tua mente está cheia de letras de música mundanas e cenas de novelas e filmes a tendência lógica é a pratica de tais ensinamentos.

O Senhor Jesus nos alertou quanto a isto, veja: “Porque a boca fala do que está cheio o coração”. (Mt 12.34).

É preciso humildade e santidade para reconhecer esta verdade e guerrear contra a carne, sujeitando-a totalmente a Deus.

A vida do homem, não pertence a Ele mesmo, mas sim a Deus
“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus”. 1Co 6.19

O que deve ocupar a mente do servo?

“Irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”. (Fp 4.8,9)

O homem entenda-se “homens e mulheres” segundo o coração de Deus observa os Seus princípios e sempre está com a porta da vida fechada para o diabo e suas más obras, que habilmente, entra pelos lares.

Afinal é pecado ouvir música secular, novelas e filmes?

Após a leitura desta mensagem, tenho plena convicção que o Espírito Santo falou a teu coração e você sabe qual a resposta.

Ouça, assista, divirta-se, aproveite a vida, você pode fazer tudo o que quiser, menos PECAR, e ainda, se PECAR arrependa-se e vá à busca do Sacramento da Confissão.

DEUS É AMOR.

Ministério das Famílias – Grupo de Oração Raio de Luz
Edson e Sueli - coordenadores