Um casamento começa sempre cheio de expectativa e de sonhos. Tanto o marido quanto a esposa têm em mente o que desejam para a vida a dois, e o que a outra pessoa deve fazer. Mesmo sem ter consciência disso, cada cônjuge tem em mente o que a outra pessoa precisa fazer para cumprir o papel para terem um bom casamento. O problema é que ninguém vai para o casamento preparado para uma relação a dois. Ambos precisam aprender como a outra pessoa funciona. Nem mesmo quem já foi casado é capaz de saber exatamente tudo o que é necessário para nunca haver atritos.

Portanto, com o passar do tempo, pequenas e grandes coisa vãos acontecendo que interferem em muito a maneira como a relação se desenvolve. Pequenas coisas como não levar o lixo para fora, deixar a toalha em cima da cama, se esquecer de lavar a louça, deixar o alimento passar do ponto, não consertar ou providenciar o conserto do chuveiro, podem causar grandes conflitos conjugais. E quanto mais essas coisas se multiplicam, se acumulam, acabam levando um casamento ao fim. Quando não há perdão, tudo é motivo para separação, tudo se torna maior do que é na realidade: o temperamento incompatível, o gênio difícil e agressivo de um ou do outro; a altura, a feiura, a gordura ou o mau hálito; a cultura, o marido ou a esposa fez um curso a mais e agora acha que o outro é ignorante, e sucessivamente.

O segredo para a felicidade no casamento é o perdão! O casamento é a união criada por Deus que envolve o maior nível de intimidade possível entre duas pessoas. E, perante Deus, ele deve ser imutável. Ele tem de ser assim, para que com o passar do tempo, tanto o marido quanto a esposa possam ter certeza de que mesmo quando erram, isso não será suficiente para terminar a vida a dois. Logo, o perdão é extremamente necessário.


Numa pesquisa com casais feita nos EUA, descobriu-se uma grande relação entre a satisfação no casamento e o perdão. Na verdade, parece que tanto quanto um terço da satisfação matrimonial está relacionado à prática do perdão. O casamento é onde o amor e o perdão são testados mais severamente, mas também alcançam as maiores realizações. Uma verdade fundamental é que em qualquer relacionamento envolvendo duas pessoas, haverá problemas, pois o ser humano é um problema. Desde Adão, o ser humano se tornou um ser rebelde contra a vontade de Deus, que é a única coisa que traz a verdadeira paz, felicidade e autodomínio. Assim, sempre precisamos lutar contra nossa natureza pecaminosa, que aparece em situações até mesmo que ferem e machucam as pessoas que mais amamos.

E isso não acontece porque desejamos, mas porque há em nós uma força que não nos deixa fazer o que queremos, mas nos faz fazer o que não queremos (Romanos 7:19). Por isso, podemos acreditar firmemente na verdade de que todos os casamentos passam por situações que causam dor, machucam e ferem a outra pessoa. Mas, como falei antes, é no casamento que temos oportunidade de desenvolver de forma mais profunda a prática do perdão, fazendo assim que experimentamos a verdadeira felicidade que vem de Cristo. Mas, como perdoar? Afinal, o que é realmente perdoar? E que passos podemos tomar para experimentar o perdão, tanto pela doação quanto pelo recebimento?

Entendendo o Perdão. A primeira coisa que precisamos entender é que perdoar não é simplesmente desculpar. Desculpar é tirar a culpa, ignorar o fato, fazer de conta que nada aconteceu. Mas isso não é perdoar. Quem perdoa está plenamente consciente do erro, mas também escolhe demonstrar bondade. Perdoar é um ato não natural da vontade, é decidir, mesmo sem ter vontade, deixar a vingança de lado, não retribuir de acordo com o que a outra pessoa merece.

Isso é um presente e um ato de bondade e de amor! E não é algo humano. É algo divino. Como seres humanos, nosso desejo é ir até a pessoa, e cobrar dela o mal feito, cobrar a restituição. Contudo, o perdão verdadeiro é abrir mão do direito que você teria de se vingar. Eu falei que isso é divino porque a única maneira de realmente encontrarmos o perdão no casamento é pelo poder de Deus em nós.

Escolhendo Não Perdoar. Contudo, você pode escolher não perdoar. Você pode decidir que o aquilo que a pessoa fez contra você não pode ser ignorado, precisa ser vingado. O problema é que as pessoas não percebem o fato de que não perdoar prejudica mais a pessoa que foi ofendida do que o ofensor. Na maioria dos casos, quando alguém não decide perdoar, acaba desenvolvendo raiva, ódio, ressentimento, atitude crítica para com a pessoa com quem está casado (a).

Se você decide não perdoar, você permanecerá preso ao passado, preso a questões que já se foram, que não existem mais, que não são mais importantes. Há pessoas que guardam um ressentimento pela vida inteira, e não percebem que isso acaba por lhes afetar até mesmo a saúde física. Outro aspecto é que não perdoar acaba impedindo você de se concentrar nos pontos fortes da outra pessoa, fazendo com que os erros e fraquezas dela sejam tão perceptíveis que acabam por sufocar o amor.

E, por fim, sem perdoar, não há possibilidade de aprofundar e aumentar a intimidade, pois o cônjuge percebe que não pode errar, se não poderá causar briga, discussões, etc, e assim, não se permitirá ser sincero, honesto e verdadeiro em todos os aspectos. Enfim, não perdoar não deve ser uma opção para o casal. 

Passos para o Perdão

Reconhecimento. Para perdoar, a primeira coisa que precisa haver é o reconhecimento da parte da pessoa que ofendeu, e da parte da pessoa ofendida, que algo está errado. Precisa ficar claro que algo aconteceu que não deveria ter acontecido. O problema é que muitas pessoas não percebem que magoaram, que feriram a outra pessoa.

Arrependimento. Esse é o segundo aspecto. Quando uma pessoa realmente percebe que fez o mal para a outra, ela se arrepende do que fez, deseja retomar a união perdida. Nesse aspecto, há muitas pessoas que se recusam a pedir perdão, por vários motivos, mas principalmente por orgulho, ou por não desejarem reconhecer que agiram mal.

Pedir e oferecer perdão. Esse é o passo mais difícil. Porque para algumas pessoas, quando percebem que fizeram algo de errado, elas imediatamente procuram a pessoa ofendida e pedem perdão. Só que, para muitas pessoas, o perdão precisa de tempo para acontecer. Elas ficaram magoadas, feridas, e por isso precisam de um pouco mais de tempo para se recuperarem da mágoa.

Reconciliação. Essa é a parte mais importante para o perdão no casamento. Até o ato de pedir e oferecer perdão, as coisas parecem mais fáceis. Contudo, quando é necessário retomar a vida junta, é difícil esquecer o que aconteceu. Entretanto, para que haja a unidade ordenada por Deus para o casamento, é necessário que tanto o marido quanto a esposa perdoem um ao outro e também busquem a reconciliação.

Não sei em que situação seu casamento se encontra hoje. Talvez, você esteja precisando se aproximar de seu cônjuge para pedir perdão. Ou talvez, você esteja precisando iniciar a reconciliação. Não se prenda ao seu orgulho de ter que esperar que a outra pessoa fale primeiro. Admita seu erro e peça perdão, ou escolha dar o perdão à pessoa que erro contra você. Deixe que amor seja o fundamento do seu casamento, não os sentimentos resultantes de algo feito contra você.

Edson e Sueli - Ministério para as Famílias Diocese de Maringá
G.O. Raio de Luz