segunda-feira, 23 de maio de 2011

VOCÊ SE CASOU COM A PESSOA CERTA?

Às vezes, as pessoas questionam se realmente se casaram com a pessoa certa. Isso costuma acontecer nos dois primeiros anos após o casamento, quando as diferenças de personalidades começam a se evidenciar. Esse processo é normal. Logo no início do casamento, não enxergamos com nitidez essas diferenças. Achamos que são “características exclusivas” da personalidade do cônjuge. Passado algum tempo, a situação se modifica. Primeiro, tentamos nos adaptar. Toleramos, não tomamos conhecimento nem negamos a existência das diferenças, a fim de evitar conflitos.

Depois, nós as anulamos ou tentamos eliminá-las exigindo, pressionando ou manipulando o cônjuge. Em seguida, passamos a apreciar as diferenças, porque descobrimos que são necessárias e indispensáveis. Na verdade, elas são essenciais. Em função disso, passamos a elogiá-las, a gostar delas, a aceitá-las de bom grado. Incentivamos sua evolução.

Ao passar por esse processo, descobrimos que não casamos com a pessoa errada. Reflitam sobre isso: Na realidade, casamos com a pessoa certa – muito mais certa do que imaginamos. De uma forma misteriosa, intuitiva e talvez instintiva, somos atraídos um pelo outro por causa de nossas semelhanças e diferenças, necessidades e ansiedades, fantasias e medos, em busca de um complemento ou de um reflexo de nós mesmos.

A verdade é que casamos com a pessoa certa e, ao descobrirmos isso, passamos para a outra fase do casamento. Começamos a apreciar aquilo que antes procurávamos eliminar. Ao constatar que conhecemos melhor a pessoa que escolhemos para casar, surgem os primeiros lampejos de aprovação. Descobrimos que as pessoas casadas são reflexos uma da outra. Ambas manifestam a imagem e a valorização que têm de si mesmas na pessoa escolhida.

As pessoas casadas são complementos uma da outra de forma enigmática e, ao mesmo tempo, evidente. A carência de uma é suprida pela outra, a instabilidade de uma é complementada pela da outra, a passividade de uma é enriquecida pela agilidade da outra. 

E então? O que você deve fazer? Analise seu cônjuge. Analise a si mesmo. Decida como será possível reagir de forma diferente. Amplie seus conhecimentos a respeito da diferença entre os sexos, dos variados tipos de personalidades, e de como aprender a falar uma linguagem que seu cônjuge compreenda.

Talvez você se surpreenda com o que vai descobrir. E sabe o que mais? Cada minuto gasto procurando trazer harmonia e conciliação ao seu casamento terá valido a pena. Esse é o ingrediente para um casamento duradouro, que os ajudará a comemorar as diferenças existentes.

A façanha do casamento é descobrir quem o seu cônjuge realmente é. A emoção verdadeira é descobrir em quem ele se transformará.

Alguns tipos de Casamento para você refletir:

01. Pessoa certa na hora errada
02. Pessoa errada na hora errada
03. Pessoa errada na hora certa
04. Pessoa certa na hora certa

Então vamos nos analisar e alisarmos o nosso csamento? Lembrando que a Palavra de Deus nos fala que: "...precisamos encontarar motivo de satisfação e alegria em nós mesmos e não em comparação com os outros"

Edson e Sueli - Ministério para as Famílias Diocese de Maringá
G.O. Raio de Luz

Um comentário:

  1. MUITA PAZ NO CORAÇÃO DE VOÇÊS ... OBRIGADA PELA GRANDE DISPOSIÇÃO E COMPAIXÃO PARA COM OS CASAIS QUE ESTAVAM PRECISANDO DE UM REENCONTRO A TRES .
    DEUS OS CONCEDA MUITA SAUDE .. E QUE O MANTO DE NOSSA SENHORA OS CUBRA DE PROTEÇÃO... UM BEIJO ENORME A SUELI DO EDSON E AO EDSON DA SUELI E TODOS OS QUE JUNTOS ENTREGARAM SUA VIDA NESTA MISSÃO.RENATA DO LUIZ E LUIZ DA RENATA...(ENCONTRO DE DR:CAMARGO 04/09/2011.

    ResponderExcluir