terça-feira, 12 de abril de 2011

PAIS & FILHOS: AMIGOS!

“Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te." Dt 6.7

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." Pv 22.6

O cenário hoje não é nada bom, vemos o inimigo de Deus, portanto nosso inimigo também divulgando os seus ensinamentos através dos meios de comunicação; com uma atenção toda especial dedicada às crianças, preparando-as para servi-lo e tem sido vitorioso.

É só olharmos quantos jovens envolvidos com as drogas, marginalidade, prostituição, homossexualismo, etc. (2Tm 3.1-7). E os pais Cristãos e também aqueles que se dizem não ser cristão, devem preocupar-se com esta situação?

A resposta vem do próprio Senhor, se não vejamos os textos acima retratam mandamentos que deve ser cumpridos por aqueles que querem ver os filhos crescerem na presença do Senhor e cheios do Espírito Santo.

Diz-nos um provérbio: "Tal pai, tal filho"

É impossível criar filhos aos pés de Cristo, aos pés da Maria Santíssima, se os pais não estiverem nesta condição, o evangelho é para ser vivido na prática, nunca tão somente na teoria.

Pais é indispensável serem cheios do Espírito Santo para tornarem-se participantes das muitas promessas de vitórias na educação e criação dos filhos. Promessas do próprio Cristo.

Algumas “orientações”:

1) Amar a Deus - Marcos 12.30

O maior mandamento dado por Deus é o amor, quando se ama ao Senhor, morre-se para o mundo e suas ilusões e a vida torna-se uma com o Pai, possui-se a mente de Cristo e o revestimento do Espírito Santo. O nosso prazer resume-se em apenas um: Fazer a vontade do Pai. Este ensinamento deve fazer parte da vida da criança. (Pv 22.6)

2) Ensinando o Caminho - Deuteronômio 6.5-9

Para os judeus a Lei do Senhor era de suma importância, tinham zelo, um amor muito grande e a ensinavam de pai para filhos, geração após geração. A ação dos pais atualmente deve ser a mesma: dar importância à Palavra amá-la e ser zeloso a transmissão dos ensinamentos.

É impossível que haja sucesso, se esta missão for deixada apenas nas mãos dos mestres, professores, padres, pastores (aqueles que exercem o papel de pastorear), coordenadores de grupos e ministérios.

"Seja responsável pela educação e apresentação da suas crianças diante do altar."

3) O dia-a-dia

Alguns aspectos da vida das crianças devem ser observados pelos pais, isto requer tempo e comunhão e não pode ser realizado com sucesso por terceiros, faça você mesmo, e sempre pelos dois, Pai e Mãe. Esteja atento: Conhecendo os amigos: O “controle” sobre a vida da criança deve ser amplo e inclui uma particularidade, conhecer amigos e colegas. É indispensável saber com quem anda seu filho, os lugares onde freqüenta. Faça uma análise e quando sentir necessário deve “proibi-lo”.

Doce ilusão daqueles Pais que querem ou acham que são apenas “amigo” dos filhos, pois bem sabemos que antes de amigos somos “Pais” e estes educam, corrigem, exortam, impõem limites, dizem não, concedem e tiram certos benefícios, às vezes são maus vistos pelos próprios filhos, pois não fazem tudo o que eles querem e pedem. Enfim colocam-nos no caminho de Deus.

Que o Espírito Santo sempre nos conduza e nos instrua nessa tarefa abençoada e tão maravilhosa que é Educar, conduzir, levar pela mão nossos filhos, até o caminho do Senhor, até mais...



Edson e Sueli – Grupo de Oração Raio de Luz


Coordenadores do Ministério para as Famílias da Diocese de Maringá - PR

3 comentários:

  1. Edson e Sueli, parabéns pelo artigo. Por favor, orem por nossa família, pois estamos passando por uma tribulação muito difícil. Abraço dos amigos Wellington e Leila.

    ResponderExcluir
  2. Passei Por Aqui,
    E Vos Digo Caros Amigos:
    Estamos Nas Mãos De Um Cotidiano Perigo,
    Estamos Todos Embaixo De Um Minúsculo Abrigo,
    Mas,Deus Está Contigo,Comigo,Conosco,Com Todos,
    Os Que Nele Depositarem Suas Fé e Esperança,
    E Fizerem Por Não Porder A Paz E A Bonança,
    Rememos Amigos Na Maré Forte,Que Dia A Dia Nos Arrasta Para Morte,Vivamos A Vida, Amemos A Lida, Procuremos Ler Mais A Bíblia E Meditar Em Seus Escritos,Pois Tudo Que Está Acontecendo Nela Tem Dito,Tão Precisos Escritos, Sobre O Povir, Tenhamos Fé e Jamais Fiaremos Para Tráz!!!

    Aplausos Poéticos A Vosso Belo Espaço
    Deus Seja Convosco, Semeadores De Luz!!!

    Bjão Em Vossos Corações!!!

    ResponderExcluir
  3. NOSSA MISSAO COMO PAIS IGREJA NAÇAO FELIZ A NAÇAO CUJO SENHOR E jESUS

    ResponderExcluir