quarta-feira, 12 de maio de 2010

Porque os sapatos do Papa são vermelhos?

Nossa Igreja não faz nada apenas por fazer, mas tudo tem um porque até em algo muito simples, alguém poderia dizer "sapatos vermelhos, que mal gosto" mas não é um simples gosto, porque a cor vermelha dos múleos papais (assim são chamados os sapatos) simboliza o sangue dos mártires e a sua completa submissão à autoridade de Jesus Cristo.
Os múleos são sempre feitos à mão, com setim, veludo ou couro vermelhos, cujos cadarços, quando presentes, são de ouro e as solas feitas de couro.
Assim como os nobres, o Papa também usava calçados distintos quando em ambiente interno ou externo. No primeiro caso, os calçados eram feitos de veludo ou seda vermelhos, decorados com galões e uma de cruz ouro na pala.
Ao ar livre, os Papa usavam sapatos vermelhos lisos, feitos com couro do Marrocos, mas, também, com a cruz de ouro na pala, por vezes ornada com rubi.
Primitivamente, esta cruz era grande, atingindo as bordas do sapato. O Papa Paulo VI retirou a cruz de ouro dos múleos, mas manteve a fivela em seus sapatos, tal qual pode ser visto em sua histórica visita à Jerusalém em 1964.

Em 1969 ele aboliu as fivelas de todos os sapatos eclesiásticos, que eram, até então, obrigatórias na corte papal e para todos os prelados. Ele também abandonou o uso dos sapatos de veludo e os sapatos brancos para o Tempo da Páscoa.
Desde então os papas vêm usando múleos vermelhos lisos. O Papa João Paulo II alternou o uso de múleos de tons vermelho sangue com outros de vermelho mais escurecido, sendo que os seus sapatos eram todos confeccionados na Polônia.
OPapa Bento XVI tem usado os múleos vermelhos tradicionais, ou seja, com um tom mais vivo.

Edson e Sueli - Coordenadores do Minsitério das Famílias
Grupo de Oração Raio de Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário